Computação Gráfica (IM472)

Computação Gráfica

Informações

Código: IM472

Pré-requisito

Álgebra Linear I, Estruturas de Dados I

Ementa

Introdução, APIs gráficas, Definição de objetos gráficos planares, Modelos de Geometria, Estudo da Cor, Modelagem de objetos e construção de cenas virtuais, Visualização da cena, cenário virtual e câmera Virtual, Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis, Iluminação, Técnicas de Mapeamento de Texturas, Técnicas de Realismo, Pipeline Gráfico.

Objetivos

Ao final da disciplina, o aluno deve:

(a) Dominar os conceitos básicos de Computação Gráfica 2D e 3D;

(b) Ser capaz de implementar sistemas visuais que utilizem os conceitos de Computação Gráfica.

Conteúdo Programático

Sumário

Introdução a Computação Gráfica APIs Gráficas Modelagem de Objetos e Construção de Cenas Virtuais Visualização da Cena, Cenário Virtual e Câmera Virtual Cálculo de Superfícies Visíveis Geração de Imagens com Realismo Tópicos em Computação Gráfica

Tópicos de Aula

01. Introdução a Computação Gráfica

Origens Conceitos iniciais Sub-áreas Aplicações

02. APIs Gráficas

OpenGL, Vulkan, entre outras Bibliotecas úteis Definições de entidades gráficas Uso de transformações geométricas Uso de cores Funções para visualização

03. Modelagem de Objetos e Construção de Cenas Virtuais

Sistema de coordenadas e transformação entre espaços Formas de representação Técnicas de Modelagem

04. Visualização da Cena, Cenário Virtual e Câmera Virtual

Transformações Geométricas Instanciamento Conceito de Window e Viewport Conceito de Câmera Sintética Projeções Rasterização

05. Cálculo de Superfícies Visíveis

Eliminação de faces traseiras Algoritmo do Pintor Algoritmo Z-Buffer Árvores e BSP Outros

06. Geração de Imagens com Realismo

Modelos de iluminação: ambiente, pontual, direcional Modelos de reflexão: difusa e especular Métodos de tonalização: Flat, Gouraud, Phong Mapeamento de Textura Algoritmos de Iluminação Global

07. Tópicos em Computação Gráfica

Pipeline Gráfico Estereoscopia Realidade Virtual e Aumentada GPU e Shaders Tópicos avançados e complementares

Referência Bibliográfica

Bibliografia Básica

HEARN, Donald. Computer graphics with OpenGL. 3. ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, c2004. 857p. HEARN, D.; BAKER, M. P. Computer Graphics in C. Prentice Hall, 1996 FOLEY, J. et al. Introduction to computer graphics. Addison-Wesley, 1995. GOMES, J.; VELHO, L. Computação gráfica volume 1. IMPA/SBM, 1998. LAPINSKI, P. Vulkan Cookbook: Work through recipes to unlock the full potential of the next generation graphics API, Packt, 1st Ed., 2017

Postado em 27/11/2013 - 09:13 - Atualizado em 15/08/2023 - 14:50

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