Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

O projeto pedagógico do curso (PPC) de Bacharelado em Ciência da Computação foi atualizado em 2019 e está em constante avaliação  pelo NDE.

O PPC da Computação sofreu várias atualizações no decorrer da existência do curso, tendo a sua primeira grande modificação em 2013 e a segunda grande modificação em 2019, quando foi elaborado de modo a tornar o curso mais dinâmico e individualizado, desenvolvendo, através dos eixos de formação, as aptidões e competências dos discentes. O PPC está disponível para os alunos no SIGAA.

Regulamentação da Graduação

Considerando as normas da graduação, a UFRRJ aprovou recentemente uma nova regulamentação para a graduação. Esta, aprovada em março de 2023, entra em vigor em 2023-02. A regulamentação pode ser obtida clicando aqui.


Estágio Supervisionado Não Obrigatório

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da UFRRJ prevê a realização de Estágio Supervisionado não-obrigatório, com o objetivo de complementar a formação de seus educandos, permitindo que estes tenham contato com ambientes práticos de trabalho, podendo aprimorar, assim, seus conhecimentos, principalmente no que se diz respeito à relação entre teoria e prática.

Para que o estágio seja assinado pela Comissão de Estágio, o discente deve atender os critérios descritos em: NORMAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Certo que o discente está dentro das regras, o mesmo deve iniciar o contato com a Comissão de Estágio seguindo os seguintes passos:

1) Preencher o formulário: https://forms.gle/mwDYBEjp2TpKzKWE9
2) Enviar seu histórico acadêmico e grade de horários para a Comissão de Estágio (ce.dcc.ufrrj@gmail.com)
3) Aguardar o ok da Comissão com o envio das próximas instruções.

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: ce.dcc.ufrrj@gmail.com


Atividades Autônomas

As Atividades Autônomas compreendem todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias ou optativas do currículo pleno dos cursos.

Esta modalidade de atividade viabiliza percursos de aprendizagem variados e possibilita ao discente autonomia na ampliação de seu universo cultural e enriquecimento de seu processo formativo, tendo como base a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

As Atividades Autônomas são realizadas ao longo de todo o curso, perfazendo um total de 200h. A inserção desta prática na matriz curricular do BCC visa atender a Resolução CNE/CP Nº2, de 19/02/2002 e a Deliberação CEPE Nº78, de 05/10/2007. A primeira regulação é externa, do Conselho Nacional de Educação, determinando a obrigatoriedade destas atividades no curso. A segunda é interna, oriunda do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ, trata da regulamentação de como esta prática deve ser executada nos cursos de graduação da UFRRJ.
A validação das horas de atividades autônomas é realizada por comissão indicada pelo Colegiado do Curso mediante certificação apresentada pelo discente.

Mais informações podem ser obtidas em: APRESENTAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES AUTÔNOMAS

Vale ressaltar que as horas são contabilizadas pela Comissão de Atividades Autônomas no decorrer do curso (não somente no último semestre) e seguem a seguinte tabela, descrita também no PPC do curso: MANUAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

Para contabilizar as horas o discente deve seguir as instruções abaixo:

INSTRUÇÕES DE ENVIO:

1 – Entrar no SIGAA;
2 – Abrir a aba de Ensino;
3 – Clicar em Registro de Atividades Autônomas;
4 – Clicar em Cadastrar Novo Registro;
5 – Preencher Dados da Atividade;
5.1 – Comprovante da Atividade: anexar num único arquivo os documentos exigidos na deliberação CEPE 78/2007, no formato PDF;
5.2 – Tipo de Atividade Autônoma: selecionar atividade;
5.3 – Observação/Descrição: descrever o nome do evento/atividade;
6 – Clicar em Cadastrar;

Prazo de envio: Semana anterior à semana das Provas Optativas.
Obs.: Envios realizados fora do prazo correm risco de não serem contabilizados no mesmo período.
Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: E-mail: ac.dcc.ufrrj@gmail.com


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma componente curricular obrigatória e tem como objetivo averiguar a apropriação dos conteúdos, competências e habilidades expostos e exercitados ao longo do curso pelos discentes matriculados.

Para iniciar o TCC, o discente deve procurar um orientador para que seja discutida a proposta da temática do trabalho. Definido o orientador, o discente pode se matricular nas componentes referentes ao TCC.

As normas do TCC podem ser encontradas no PPC do curso.

Alguns documentos importantes:


Curricularização da Extensão

O projeto de curricularização da extensão para o BCC se baseia na criação, do que chamamos, de caminhos extensionistas. A proposta é que sejam ofertadas atividades de extensão variadas e que haja flexibilidade para que os discentes possam escolher praticar as atividades que sejam de maior interesse pessoal. A figura abaixo ilustra a proposta de caminhos extensionistas, com as diferentes atividades propostas.

No primeiro período, os discentes do BCC já têm o primeiro contato com as práticas extensionistas através da AA obrigatória de Ciclo de Seminários, onde os discentes têm a oportunidade de refletir e divulgar sobre os impactos das grandes áreas da Ciência da Computação na sociedade. Em seguida, algumas oportunidades de AAs extensionistas optativas são oferecidas.

Um dos caminhos é através das AAs de Lecionação de Cursos de Extensão, onde os discentes têm a oportunidade de receber treinamento e lecionar cursos de extensão sobre variados assuntos na área tecnológica para a comunidade. Acreditamos que essa seja uma possibilidade de grandes contribuições do curso para a sociedade em geral, com a realização da capacitação de pessoas em ferramentas de tecnologia que são demandadas no dia a dia do mercado de trabalho.

Outro caminho possível é através das AAs de Desenvolvimento de Artefato Tecnológico. Nesse caminho, o trabalho dos discentes visa a identificação de uma demanda da sociedade por algum tipo de artefato tecnológico, seja este artefato uma nova ferramenta, um novo produto ou novas práticas tecnológicas. Com isso, os discentes estudam e desenvolvem uma solução prática para aquela demanda, além de fazerem a divulgação científica ou treinamento dos indivíduos da sociedade impactados pela nova tecnologia.

Uma terceira oportunidade de atividade extensionista é através do caminho das AAs optativas de Divulgação Científica. Essas AAs estão alinhadas às 11 disciplinas optativas do curso e são ofertadas nos últimos três semestres. A proposta é que o impacto para a sociedade dos trabalhos e estudos científicos que são desenvolvidos nas disciplinas optativas sejam estudados e divulgados. Para isso, seguindo a subdivisão já prevista das disciplinas optativas do BCC em eixos profissionais, foram propostas quatro AAs de Divulgação Científica. O trabalho consiste na realização de rodas de conversa sobre os temas dos trabalhos e no preparo e divulgação de material de divulgação científica sobre o material gerado nas discussões.

Para obter mais informações sobre as atividades de extensão necessárias para a integração dos créditos do curso seguem alguns documentos: