New PPC

Construção do PPC do Curso de Ciência da Computação

Pontos levantados  e aprovados nas reuniões:
1) Sobre a carga horária do curso

  • Alteração do período do curso para Integral. Neste caso seriam oferecidas 5 disciplinas até o quarto período e a partir do quinto 4 disciplinas para que o aluno possa fazer o estágio.
  • Melhora na ofertas das AA’s como projetos de conhecimento geral.
  • Alteração da quantidade de horas visto que o curso está com 3480h. A integralização mínima para esta quantidade de horas é de 5 anos e não 4 anos e meio. Diminuir o curso para 4 anos

 
2) Construção da matriz curricular
A sugestão do NDE é que a Matriz Curricular seja Núcleos de Conhecimento, sendo eles:

Em cada núcleo deverão ser desenvolvidas habilidades e competência que fazem com que o aluno alcancem o perfil do egresso descrito no PPC.
Uma possível matriz seria esta: Clique aqui.  (esta matriz é só para ter uma ideia. As disciplinas não estão no período correto ainda e o total de disciplinas por área ainda está em estudo)
Na Formação Horizontal o aluno deverá aprender o conteúdo básico das grandes áreas da computação.  Já no  Núcleo de Formação Específica o aluno deverá aprofundar o conhecimento em uma(s) das área desejadas cursando um conjunto de disciplinas optativas qiue o fará mais especialista na área escolhida. Veja que  teremos um conjunto grande de disciplinas optativas.
 
Atualização do PPC – Para ajudar Clique Aqui
 

NÚCLEO DE PROGRAMAÇÃO


O Núcleo de Programação deverá ser realizado pelo discente nos períodos iniciais do curso e devem ser desenvolvidas as seguintes competências:

Abstração Implementação Laboratório
1) Formalismo lógico e matemático
1.1) Teoria axiomática de conjuntos
1.2) Lógica de1º ordem
1.3) Combinatória2) Modelagem abstrata da computação
2.1) Modelo de memória (RAM)
2.2) Máquina de estados/FSM3) Formalização de problemas e algoritmos
3.1) Estrutura de dados
3.2) Grafos
3.3) Método de elaboração de algoritmos
1) Fundamentos de arquiteturas
1.1) Memória
1.2) Endereçamento
1.3) Representação numérica
1.4) Condicionais
1.5) Estrutura de repetição2) Escrita do programa
2.1) Estruturada
2.2) Orientada a Objetos
1) Depuração
2) Scripts
3) Compiladores

Disciplinas que compõem o Núcleo de Programação:

  • Lógica
  • Programação Estruturada (Vamos manter este nome ou Computação I)
  • Programação Orientada a Objetos (Vamos manter este nome ou Computação II)
  • Estrutura de Dados I
  • Estrutura de Dados II
  • Matemática Discreta (Pegar com Fernanda)
  • Circuitos Lógicos Digitais

Clique Aqui para acessar as ementas deste núcleo (versão 09/12/2016). Atualizada (Falta Matemática Discreta)
 

NÚCLEO DE MATEMÁTICA


O Núcleo de Matemática tem como objetivo desenvolver as competências xxx
Disciplinas que compõem o Núcleo de Programação:

  • Geometria Analítica
  • Álgebra Linear
  • Cálculo I
  • Cálculo II
  • Cálculo III
  • Algebra Linear Computacional (falta métodos – Ricardo)
  • Probabilidade e Estatísticas para Ciência da Computação (pronta)

Clique Aqui para acessar as ementas deste núcleo.
 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO HORIZONTAL


As habilidades que devem ser desenvolvidas neste núcleo são definidas por área de acordo com a tabela abaixo (aprovada e discutida em  novembro de 2016)

Área Habilidades
Arquitetura e SO 1) Funcionamento do processador
2) Hierarquia de memória
3) Concorrência
4) Entrada e Saída
Banco de Dados 1) Modelagem conceitual (entidade-relacionamento)
2) Projeto LógicoNormalização (quarta forma normal)
3) Álgebra e Cálculos Relacionais
4) SQL
Engenharia de Software 1) Entender as etapas do ciclo de desenvolvimento de sw
1.1) Engenharia de requisitos
1.2) Modelagem e desenvolvimento
1.3) Testes de SW
2) Evolução do sw
Redes e Sistemas Distribuídos 1) Memória distribuída
2) Entender a relação de causalidade
3) Modelos de camadas
Computação Gráfica 1) Conhecer o pipeline gráfico
1.1) Transformação geométrica
1.2) Modelos de iluminação
1.3) Modelos de Reflexão
1.4) Sombreamento
2) OpenGL
Otimização 1) Programação Linear (otimização contínua)
2) Combinatória (exponencial)
3) Abordagem de problema exponenciais (algoritmos aproximativos, heurísticas)
Inteligência Artificial 1) Lógica (diferenciar da lógica básica)
2) Algoritmos de busca
3) Classificação, regressão, pré-processamento de dados, experimentos, métricas
Métodos Numéricos 1) Álgebra Linear computacional (funções lineares)
2) Contínua (funções contínuas)
Linguagens de Programação 1) Linguagem de Programação
2) Compiladores
Teoria da Computação 1) Modelos de computação: autômatos finitos, máquina de Turing , linguagens.

Disciplinas que compõem o Núcleo de Formação Horizontal (Reunião 07/12/2016):

  • Otimização
  • Banco de Dados -ok
  • Computação Gráfica
  • Redes e Sistemas Distribuídos (Em Debate próxima reunião 09/02)
  • Modelagem e Projeto de Software -ok
  • Engenharia de Software I – ok
  • Arquitetura de Computadores ok
  • Sistemas Operacionais -ok
  • Compiladores
  • Teoria da Computação
  • Linguagens formais e autômatos
  • Métodos Numéricos
  • Linguagens de Programação
  • Algoritmos em Grafos
  • Teoria da Complexidade I
  • Disciplina da área de IA (Em Debate próxima reunião 09/02)
  • Computadores e Sociedade -ok

Clique Aqui para acessar as ementas deste núcleo (ainda não está pronta).
 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA


O Núcleo de Formação Específica é formado por um conjunto de disciplinas específicas das área definidas no Núcleo de Formação Horizontal. Neste núcleo o discente poderá escolher qual área irá dar ênfase no curso. Para cada área deverá ser definida uma quantidade de créditos e quais disciplinas que deverão ser cumpridas para que o aluno alcance o grau de bacharel em Ciência da Computação com ênfase na área escolhida.
Dependendo da área e do conjunto de disciplinas oferecido o aluno poderá dar ênfase em mais de uma área ou apenas administrar o conhecimento em áreas que deseja aprofundar.
Áreas (reunião 30/01/2017):

    • Engrenharia de Software: para certificação a área de ES o discente deverá cumprir pelo menos X créditos das disciplinas listadas na tabela a seguir.
Disciplina Pré-Requisito Ementa
Introdução aos Sistemas De Informação x Introdução. Sistemas de Informação. Enfoque Sistêmico. Análise de Sistemas.
Dado, informação, conhecimento. TI nas organizações. Tipologia de
Sistemas de Informação.
Arquitetura
De Software
1) Engenharia de Software
2) Modelagem e Projeto de Software.
Fundamentos de Projeto de Sistemas. Modelagem da Solução. Padrões de Projeto.
Arquitetura Orientada a Modelos. Linhas de Produto de Software.
Arquitetura Orientada a Serviços.
Gerência
De Projetos
1) Engenharia de Software Projetos e Organizações. Processo de gerenciamento de projetos. Ciclo de
vida de projetos. Principais áreas do gerenciamento de projetos
segundo o PMBOK. O gerente de projetos e suas interfaces.
Introdução
À Teoria Das Redes De Petri
1) Álgebra Linear
2) Teoria dos Grafos
Introdução e conceitos básicos. Definições. Redes de Petri interpretadas.
Análise de Propriedades. Redes de Petri e representação de tempo.
Redes de Petri e representação de dados.
Modelagem
De Software Com Redes De Petri
1) Modelagem e Projeto de Software
2) Teoria dos Grafos
Introdução e conceitos básicos. Especificação e análise baseada em fluxo de
dados. Especificação e análise baseada fluxo de controle.
Especificação e análise baseada em fluxo de dados e de controle.
Projeto de arquitetura de software.
Modelagem
E Análise Formal De Processos De Negócio
1) Modelagem e Projeto de Software
2) Teoria dos Grafos.
Introdução e conceitos básicos de modelagem de processos de negócio. WorkFlow
nets. Análise qualitativa para WorkFlow nets. WorkFlow nets
interorganizacionais e análise qualitativa para tais redes.
Medição
E Qualidade De Software
1) Engenharia de Software Conceitos básicos. Processo de medição de software. Planejamento de medição.
Técnicas de análise. Alta maturidade. Análise de desempenho de
processos.
Gestão
De Processos
1) Engenharia de Software Introdução. Gestão de processos de negócio (Business Process Management
– BPM). Modelagem de processos. Processos de software. Melhoria de
processos de software. Normas de Qualidade e Modelos de Maturidade.
Introdução
À Engenharia De Software Experimental
x Introdução.Planejamento e execução de estudos experimentais. Estudos
primários. Métodos estatísticos. Revisão sistemática da
literatura.
Governança
De Tecnologia Da Informação
x Introdução.Planejamento Estratégico e a Tecnologia da Informação (TI).
Framework para Governança de TI – COBIT. A necessidade de
controles para a Governança de TI. Gestão de Serviços de TI.
Ferramentas e modelos de melhores práticas para Governança de TI.
Interação
Humano-Computador
x O Humano. O Computador. Interação. Paradigmas e Projeto de Interação.
Design.,Processo de Software para IHC. Regras de design. Técnicas
de Avaliação.
Engenharia
De Requisitos
x Conceitos
gerais. Tipos de requisitos. Processos da engenharia de requisitos.
Técnicas de elicitação de requisitos. Técnicas de modelagem de
requisitos. Revisão e validação de requisitos. Gerência de
requisitos.

 

  • Alto Desempenho: para certificação a área de ES o discente deverá cumprir pelo menos X créditos das disciplinas listadas na tabela a seguir.

Disciplina Pré-requisito Ementa
Algoritmos Paralelos e Distribuídos 1) Sistemas Operacionais
2) Estruturas de Dados I e II
3) Redes e Sistemas Distribuídos
Algoritmos…
Arquitetura Paralela e Disctribuída 1) Sistemas Operacionais
2) Arquitetura de Computadores
Pipeline, Superpipeline, Máquinas Muitcores, Clusters, Supercomputadores, Instruções paralelas
Programação Paralela e Distribuída 1) Sistemas Operacionais
2) Estruturas de Dados I e II
Programação usando threads, OpenMP, MPI
Programação Massivamente Paralela 1) Sistemas Operacionais
2) Arquitetura de Computadores
Programação GPU, FPGA’s

<li>Computação Gráfica</li>
<li>Inteligência Artificial</li>
<li>Otimização</li>
<li>Contexto Social e Profissional</li>
</ul>
 
 

Postado em 09/12/2016 - 12:45

Skip to content